16 novembro 2013

Os Entrevistados - Amante Japonesa

Amante Japonesa: http://amantejaponesa.blogspot.com/
É claro que a primeira entrevistada tinha de ser a Amante Japonesa. Confesso que não pensei muito na primeira candidata, porque a AJ é uma blogger que sempre me deixou curiosa. É diferente, genuína.
E isso é muito bom. Por isso, não percas esta entrevista. Espero que gostem. 

AJ, sabemos que já tiveste outro blogue antes do Amante Japonesa. 
Qual foi a razão para o teres “abandonado” ?
Para ser mais correcto eu tive mais dois blogs antes do Amante Japonesa. O primeiro abandonei-o porque colegas minhas descobriram e liam o blog regularmente mas nunca me disseram nada. O segundo estava numa fase “menos boa” e o blog não era grande coisa. E abandonei esse blog porque cheguei a um dia e disse “Chega! Vou fazer um blog em condições e sair deste pessimismo”. E foi aí que nasceu a AJ.

Apesar de seres jovem, pareces ser uma mulher muito madura, na forma como escreves.
Podes revelar-nos a tua idade?
Às vezes penso nisso. Penso «AJ tens 21 anos, e já passaste por tanto, já viveste imenso…”. Mas acho que a minha maneira de viver a vida tem muito a ver com objectivos que quero concretizar. E quando faço um, logo a segui vem outro. Como ainda há dias um amigo meu me disse “Quando te acontece alguma coisa de mal tu consegues passar por cima e segues em frente. É impressionante essa tua capacidade. Por mais problemas que tenhas tu só vês uma coisa: seguir em frente”. E é isso mesmo que acontece. Por mais problemas que hajam penso sempre “daqui a um hora estará tudo muito melhor”. 


És uma blogger bastante original, tanto no design como nas publicações que escreves. 
Achas que sermos nós próprios é fundamental em todos os aspectos da nossa vida?
Concordo totalmente. Como já disse acho que o meu blog tem muitas visualizações em tão pouco tempo porque o que escrevo é o que eu penso e como sou. E é isso que as pessoas que estão a ler querem. Querem simplicidade, histórias reais, do dia-a-dia e que se identifiquem. Querem que sejamos nós próprios. E na vida real acontece o mesmo. Se nós estivemos a criar uma “personagem” e se não formos nós próprios um dia a mascara vai cair. Quanto ao design eu tenho não mudar muito o meu blog porque é assim que o blog da AJ é. E se estiver sempre a mudar vocês começam logo a “reclamar” (do género «Estava melhor como dantes») ou eu acho que já não é o espaço da AJ. Em relação às publicações tenho também não me afastar muito do que o “blog da AJ” é. Haverá sempre conversas, frases, a minha opinião, e claro muitos posts todos os dias.  

Tens algumas publicações onde transcreves pequenos textos de Clarissa Corrêa. 
São neles que encontras a tua inspiração diária?
Para ser sincera eu só tenho esse tipo de posts porque não tenho muito tempo eu faço os posts todos ao Domingo para durante a semana. E muitas das vezes eu não sei o que escrever. Como a minha vida mudou tanto da licenciatura para o mestrado não tenho assim tantos temas para posts. É muito mais dificil estar a escrever os posts todos de uma vez do que todos os dias. E quando falta-me algum lá vem frases da Clarissa Corrêa. Porquê Clarissa Corrêa? Ela escreve tão bem. E há imensas frases dela que tem muito haver comigo. A minha inspiração diária vem da minha própria vida e de todas as minhas escolhas, reacções… Para ter inspiração só tenho que pensar um bocadinho no que se passou durante o dia. E por mais pequeno seja o pormenor vale a pena escrever. Porque sei que são esses posts que muita gente vai comentar. 

Tu própria já referiste que és uma mulher muito ocupada. 
Gostas de ser assim, ou por vezes preferias não ter tantas responsabilidades?
Amo ser assim. Apesar de agora com o mestrado em Lisboa e com o trabalho no Norte ando a exagerar. Os segundos são todos contados. Não tenho tempo para mim e mal consigo respirar. Ando completamente a estragar a minha saúde (psicológica e mental) com isto de ser “muito mas muito ocupada”. Se conseguisse tirar 30% disso, continuava a ser uma mulher ocupada mas de uma maneira mais saudável. E disso já gosto. Gosto de ter que fazer imensas coisas, de me sentir útil e realizada. De dizer “meu deus, tenho que fazer este trabalho até à meia-noite e só tenho 2 horas para o fazer”. Gosto. Gosto de ter essa adrenalina e não desperdiçar um segundo que seja. Porque caso eu desperdice começa tudo a descarrilar. 

 Através do separador “Viver com objetivos” podemos deduzir que já tiveste
algumas experiências de vida. Fala-nos um pouco delas.
Dos objectivos da minha lista vou falar dos meus importantes que já concretizei.
«Acabar a licenciatura em 3 anos»: Acabei! Durante os 3 anos tinha 3 cadeiras para trás e consegui fazer tudo. Nem a época de recurso no terceiro ano fui. Claro que me lembro no ultimo ano, no primeiro semestre quase nem sair de casa com tantas cadeiras que tinha para fazer. Mas não me arrependo. Vivi muito. Diverti-me. Estudei. E foi um orgulho muito grande acabar em 3 anos.
«Ter um blog tão concorrido como tinha com 80 mil visualizações»: Agora tenho um blog muito melhor do que ao que tinha. Quando criei o blog da AJ estipulei como objectivo «nos primeiros 6 meses tens que ter 80 mil visualizações e quando fizeres um ano tens que ter o dobro» (eu e os meus objectivos). E foi isso que aconteceu. Consegui os 80 mil em 6 meses, os 160 mil num ano, e a um mês de fazer um ano e meio já atingui os 240 mil. Por isso só tenho que agradecer a toda a gente.
«Fazer a cadeira de Análise»: Foi uma daquelas cadeiras que era do primeiro ano e só consegui fazer no terceiro. Foi muito duro. Muito dificil mesmo. Eu só estudava matemática. Cheguei ao ponto de passar alguns fins de semana na universidade a tirar dúvidas com a professora ao sábado. Mas consegui e nem precisei de ir a exame. Quando soube só me apetecia fazer uma festa. 


Sabemos que tens mais amigos do que amigas. 
Sabes a que se deve essa amizade mais forte com rapazes?
Começando pela minha infância nunca gostei de bonecas mas sim de bolas, nos intervalos jogava futebol com os rapazes, no secundário não gostava de “cusquices” de raparigas, não gostava de ir ao shopping passar uma tarde a ver lojas, na licenciatura odiava fazer trabalhos com raparigas. Acho que as raparigas são tão complicadas. E a vida é cheia de pormenores e problemas. Os rapazes não. Eles são mais descontraídos e mais calmos. Conseguem ver a vida de outra maneira. Sem complicações. Eu gosto disso. Gosto da maneira como eles pensam. 

Gostas imenso de estudar, como já referiste. Quando e como adquiriste esse gosto?
Acho que desde o meu 5º ano que comecei a gostar de estudar. Sempre fui muito responsável e sabia que o meu papel era tirar boas notas. Logo só tinha duas opções ou começava a gostar de estudar ou não gostava. E como era de prever não ia escolher a última porque os meus pais não iam gostar muito da ideia. Por isso, sempre tinha tudo organizado, os resumos feitos a tempo, estudava todos os dias... Gosto de ser curiosa e ver as coisas e pesquisar tudo o que não sei. 

 Muitos bloggers iniciaram-se na universidade este ano, achando que seria uma grande mudança.
Achas que mudaste imenso desde o teu secundário?
Acho que a fase da minha vida que mais mudei foi desde o secundário até ao fim de licenciatura. Vivi tanto, aprendi a ser responsável e a ser independente. Aprendi que todos os actos que temos têm as suas consequências. E foi aquela fase que eu senti mais as minhas ideias e opiniões a mudarem. Mas acreditem que é a melhor fase da vida.  

Sabemos que queres ser uma pessoa culta e inteligente. 
Houve algum livro que te tenha marcado após a sua leitura?
Quando digo que quero ser culta e inteligente é sobre assuntos em geral. Quero ser uma pessoa que consiga ter uma conversa com outras pessoas de forma a ter uma opinião formada e saber o máximo sobre o assunto. Quero que na conversa haja por parte das outras pessoas algum interesse por aquilo que estou a dizer. Em relação ao livro gostei muito de ler «A Rapariga que roubava livros». Não só porque é sobre a segunda guerra mundial como também porque a rapariga que fala no livro tem uma força incrivel perante situação em que vive. Vale a pena ler. É um livro de ficar “colado” de principio ao fim.



Espero que tenham gostado, e não se esqueçam de dar a vossa opinião sobre a entrevista. 
Quem acham que será o próximo entrevistado?

11 comentários:

  1. Adorei a entrevista. E achei as perguntas muito interessantes, parabéns Nina! E parabéns à AJ pelo maravilhoso blog, claro!

    ResponderEliminar
  2. adorei. sao ambas bloggers fantasticas

    ResponderEliminar
  3. O blogue da AJ é um dos meus preferidos de sempre, foi um dos primeiros blogues que eu acompanhei de verdade e sigo, concordo com tudo aquilo que ela disse. Foi uma grande ideia fazeres esta rubrica e adorei a maneira como a fizeste "tua"! Muitos parabéns, perguntas interessantes :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei completamente, não só fiquei a saber mais coisas sobre a AJ como também fiquei ainda mais inspirada com o testemunho dela sobre a vida.
    E obrigada ti Nina, por nos teres proporcionado uma entrevista tão interessante e tão bem feita!

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito! Já sigo a AJ desde o seu primeiro blog (com outro blog) e de facto nota-se perfeitamente como cresceu.

    ResponderEliminar
  6. Adorei a entrevista :b
    Muito original, muito interessante

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito da entrevista! Acho que as tuas perguntas foram muito pertinente e a AJ é uma mulher com uma força incrível!

    ResponderEliminar
  8. Adoro a AJ, excelente escolha para primeira entrevista ;)

    ResponderEliminar
  9. Ficou tão gira a entrevista assim (: Muito obrigada. Adorei a entrevista (:

    Beijinhos
    AJ

    ResponderEliminar