30 novembro 2013

Tão indecisa

Estou tão indecisa, odeio físico-química, vou ter teste na terça, não entendo nada da matéria, queria ir para ciências, mas provavelmente vou para humanidades, porque com estas notas não chego a lado nenhum. Além disso, não sei que profissões me agradariam nessa área, não sei se há tanto emprego e odeio que as pessoas pensem que todos devemos ir para ciências. Odeio.

13 comentários:

  1. olha vou ser-te muito sincera se não gostas de FQ e tens dificuldades acho que a melhor opção passa por humanidades, isto se realmente gostares dessa area. caso contrário é lutar por melhorar a química. há desemprego em todo o lado e tu tens é que seguir uma coisa que gostes porque aí sim terás hipóteses! na tua escola não há testes psicotécnicos?podem ajudar.

    ResponderEliminar
  2. tu não és obrigada a ires para ciências! primeiro tens de ter em conta o que queres no futuro e qual dos cursos será o melhor para isso, mas também não vás para um curso em que não gostas das disciplinas, porque isso só vai afectar no teu desempenho escolar. Ainda há tempo para pensar e portanto tens de considerar as melhores hipóteses :) e já agora, boa sorte para o teste!

    ResponderEliminar
  3. Acho mesmo estúpido as pessoas dizerem que só em ciências é que se tem futuro. Não gosto mesmo nada de ouvir isso. É claro que em ciências temos uma maior escolha do que em humanidades, mas não devemos pensar dessa maneira.
    Eu estou em humanidades, mas antes de escolher pensei muito mesmo, porque ciências é uma área interessante, e uma coisa que eu gosto muito. No entanto, depois de pensar muito escolhi humanidades e digo-te, acho que fiz a melhor opção. No básico era boa aluna em ambas as áreas, mas acho que se tivesse optado por ciências ia descarrilar um pouco.
    Se não te dás bem com físico química, então talvez o melhor seja por optares por humanidades, mas se queres mesmo algo com as ciências, vai em frente, mas aconselho-te a estudares logo desde o início, tenho amigos em ciências e fartam-se de dizer que é muito difícil.
    Humanidades também não é fácil, mas as ciências são mais complicadas.
    Vais encontrar uma solução! Boa sorte para o teste! :)

    ResponderEliminar
  4. Somos duas. Mas olha que não és obrigada a ir para uma certa área. Eu escolhi Humanidades porque sou terrível a Matemática e a matemática de Humanidades é muito mais fácil. Também estou indecisa que curso hei de tirar e onde, o meu sonho é ir para uma faculdade de Londres estudar, mas as pessoas andam-me a desmotivar imenso, os meus amigos, a minha família... Mas eu não quero mesmo desistir!
    Boa sorte para o teste :)

    ResponderEliminar
  5. Existe sempre muita pressão em cima dos alunos do 9º ano. Querem sempre que eles sigam ciências. Mas esquecem-se que há alguns que não têm nada a ver com essa área.
    Vai para Humanidades se assim achares melhor. É verdade, Humanidades não anda a dar muito emprego, mas mais vale ires para algo que te interessa e que te impulsione a ir mais além, do que ires para ciências e veres-te à rasca com as notas e a estudar coisas que não te interessam.
    Estás a dar o quê em FQ (se me permites perguntar)?
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente? Essas pessoas que dizem que ciências é mais difícil do que humanidades estão muito enganadas. Posso compreender que matemática é super difícil, mas elas não sabem o que é ter que decorar 6 livros com (300 páginas cada) para o exame!

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que devias pensar bem no que queres ser no futuro para poderes escolher mais facilmente o curso que irás seguir. Não te sintas pressionada para seguires ciências, tu é que sabes da tua vida,não os outros!
    Eu não me posso alargar muito porque não conheço o ensino regular porque ando num curso profissional :)

    ResponderEliminar
  8. Ciências não é nada fácil e acabar com uma média baixa não é muito bom, as médias para o ensino superior sou altas (pelo menos quando fui eu a concorrer). Mas humanidades também não é fácil, com as línguas e tudo... (quando andava na escola tinha imensa dificuldade nas línguas estrangeiras).
    Mas acho que a Lis tem razão, "devias pensar bem no que queres ser no futuro para poderes escolher mais facilmente o curso que irás seguir". Há cursos muito interessantes em ambas as áreas e há cursos muito interessantes onde se pode entrar vindo de qualquer uma das duas áreas. Espero que faças a escolha que mais te agradar :)

    ResponderEliminar
  9. Li este post e achei logo que devia comentá-lo, uma vez que, como tantas outras bloggers, já passei por essa fase.
    1º: Se odeias fq e as tuas notas não são assim tão boas, o melhor será mesmo não optares por ciências, uma vez que aí vais continuar a ter fq (que não é nada fácil e ainda tens de fazer o exame a essa disciplina! - eu tinha 5 a fq na básica e cheguei à secundária e não tinha notas acima de 15 a fq) e, além disso, se já tens dificuldades agora (no geral), ao ir para CT essas dificuldades irão aumentar quase de certeza.
    2º: Não é por deixares as ciências de lado que tens de ir para humanidades. Tens ainda as artes e a economia e ainda muitos outros cursos, dependendo do local onde moras ou da escola para onde queres ir. Há cada vez mais cursos profissionais minimamente interessantes e que te dão logo prespetivas de emprego, uma vez que é algo mais direcionado para o trabalho e até inclui estágios, o que é óptimo! Já para não falar que com esses cursos terás sempre a opção de não ir para a universidade, enquanto que nos outros quatro cursos (ciências, economia, artes e humanidades) és quase "obrigada" a ir para o ensino superior, uma vez que esses cursos não são nada direcionados para um futuro emprego, ou seja, com esses cursos apenas podes dizer "tenho o 12º ano", mas pouco podes fazer com isso (a meu ver).
    3º: Quanto à existência de emprego, não vás por aí, a sério! Agora temos de optar por seguir aquilo que gostamos e aquilo que achamos ser o melhor para o nosso futuro, e não aquilo que tem mais ou menos saída. Neste momento, não há nenhum curso que se possa dizer "acabo e vou logo trabalhar". Não há, e quem pensa isso anda enganado. Nem medicina garante emprego nesta altura. Aliás, acho que os únicos cursos que, neste momento, se pode garantir algum tipo de trabalho são os cursos relacionados a hotelaria (serviço de mesa e essas coisas).
    Por último: as pessoas não acham que se "deve seguir ciências". Muitas vezes é isso que dão a entender, mas o que as pessoas querem dizer com "o melhor era seguir ciências" é apenas que, em ciências, terás um leque muito mais alargado de escolhas universitárias do que em outros cursos. Melhor, podes escolher sempre qualquer curso superior independentemente da tua área no secundário, mas se, por exemplo, fores para humanidades e depois quiseres, por exemplo, uma engenharia qualquer, provavelmente não vais estar tão preparada como aqueles que vêm de ciências.
    Espero que tenha ajudado de alguma forma e lembra-te que tens de escolher o melhor para ti! E se já tiveres uma ideia do que queres fazer no futuro, ainda mais fácil se torna a escolha, certamente :)

    ResponderEliminar
  10. tens de ir para aquilo que realmente queres e gostas e não para aquilo que as pessoas acham que deves ir porque, apesar de tudo, vais tirar melhores notas naquilo que realmente gostas e isto por que te vai dar muito mais gozo estudares essas disciplinas. eu falo por experiência própria. química nunca foi a minha onda e confesso que, apesar de estar em ciências, não há disciplina que goste menos (a seguir à matemática é claro - mas isso é mal geral). e tu perguntas-te: então por que é que estás em ciências ? pois bem, as ciências não se resumem a FQ, há a biologia que é a minha disciplina preferida e não a troco por nada deste mundo ! também há aquela cena de eu sempre ter querido trabalhar com animais por isso não havia muitas hipóteses.
    nunca na minha vida pus a hipótese de ir p humanidades por que odeio línguas e história então ainda é pior a minha indecisão sp foi entre artes e ciências e, quando fui fazer os testes psicotécnicos a psicóloga disse-me que devia seguir algo q tivesse a ver c as artes e c a geometria descritiva mas aqui a S. super destemida virou-se para as ciências e agora não quer outra coisa ! e tudo isto porquê ? por que o meu sonho sp foi trabalhar c animais.
    a questão é: não podes fazer aquilo que os outros acham q é melhor p ti. faz aquilo em que te sentes melhor. aquilo q realmente gostas e vais ver q tudo vai correr bem :)

    ResponderEliminar
  11. Quando dei essa matéria não a achei muito difícil. Provavelmente, o teu professor anda a dizer coisas que nem interessam, ou não estás a conseguir seguir a lógica.
    Pede a alguém que te explique. Tipo, aos teus pais.

    ResponderEliminar
  12. Eu também estou muito indecisa e vou fazer um post sobre isso.
    Se gostavas de ir para ciências e só não vais porque achas que te vais safar melhor em humanidades,não concordo mas essa é a minha opinião. Na minha opinião, não devemos ir para o mais fácil nem para o que nos devemos safar melhor. Estou mal a fisico-quimica tal como tu e também tenho o drama de decidir. Boa sorte, linda!!
    Beijinhos docinhos**

    ResponderEliminar