25 dezembro 2013

Família | Diferenças

Digo-vos que tenho uma família. E isso é algo que nem todos têm. O problema é que somos "cada um para seu lado" ou temos sempre aquela tendência para pensar em nós e sermos interesseiros, digo nós, porque eu também pertenço à família, apesar de não me achar desse modo. Mas admito. A minha família não é a melhor, não é aquela que eu desejaria. Tenho 14 anos e a minha mãe continua a tratar-me como uma criança pequena. Mas tem dias que lá se lembra que eu já cresci. O meu pai implica com tudo, apesar de eu não fazer caso da maior parte das coisas que ele diz. Às vezes gosta de revelar um ou outro facto "íntimo" sobre mim, que sabe que não deve. A minha avó tem a mania das doenças, e a preferência entre os filhos é descomunal. E assim acontece também com os netos, sendo eu e a minha mãe as excluídas na maior parte das vezes, aquelas que ajudamos sempre em todos os almoços e jantares em família, aquelas que sempre ficam para o final para levantar a mesa, pratos, copos, etc. O meu avó pensa que manda em tudo, e que tem sempre razão naquilo que diz e no que faz. Mas apesar disso, é um bom avó. As minhas tias são falsas, fingidas, e a maior parte só pensa nelas mesmas. Mas nem todas. Os meus primos tentam arranjar qualquer situação para me humilhar ou envergonhar, seja por eu cantar, ou namorados, ou outra coisa qualquer. O meu tio agricultor pensa que sabe qual é o melhor arroz aqui da região, e discute política com quem não percebe nada daquilo. Só sabe insultar, e as queixas são frequentes. Os únicos que "se aproveitam" são mesmo os meus primos que estão longe e que eu só vejo uma vez por ano. Agora imaginem-me inserida numa família destas, tendo que fingir que gosto muito de todos e que não sei as manhas de cada um. Mas como disse inicialmente, tenho uma família. E isso é algo que nem todos têm.

5 comentários:

  1. Sabes? Apesar de toda a desunião da tua família, é de louvar que tenhas noção daquilo que tens e que muitos não têm. Um dia, formarás a tua própria família, e aposto que educarás os teus tal como foste educada, a dar valor ao que têm e a serem mais unidos :)

    ResponderEliminar
  2. Essas coisas também te tornam mais forte e a verdade é que também te obrigam a dar mais valor aos pormenores :)
    Estás no bom caminho, tenho a certeza que serás uma pessoa muito consciente de todas essas coisas no futuro e que, quando tiveres a tua própria família, tentarás corrigir aquilo que não corrigiram para ti!

    ResponderEliminar
  3. Não sei se te ajuda,mas a mim ajuda,pensa sempre "há gente muito pior que eu".

    ResponderEliminar
  4. Este post é o espelho daquilo que sinto! Admiro-te, és uma menina cheia de consciência*

    ResponderEliminar
  5. A minha familia tambem é muito afastada e diferente de mim

    ResponderEliminar